Evento debate direitos infantojuvenis

Conferência
Publicado em: 17 de Novembro de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

No último dia 09 de novembro (Quarta-Feira), aconteceu no Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” (CETUC) a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que serviu para debater os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e pensar os avanços alcançados pelo município na política de atendimento à infância e juventude, além de propor mudanças. A realização foi do Governo Municipal 2009/2012 por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A mesa de honra composta pelo Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico) que representava o Prefeito Leo Camilo, pelo Presidente do CMDCA Marcelo Maravilha do Carmo e pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Nicéa Aparecida Santos foi abrilhantada com a presença de Philipe Eduardo de Oliveira Melo aluno do do 5º ano da Escola Municipal Waldomiro de Magalhães Pinto, autor do desenho que compõe a logomarca da conferência, e que lhe garantiu uma premiação entregue pelas mãos do Presidente do CMDCA.

Marcelo Maravilha do Carmo foi bastante enfático ao reconhecer a importância da participação das crianças e adolescentes representantes das escolas municipais e estaduais que marcaram presença na conferência. “Gostaria de parabenizar as crianças que lotam o plenário em grande número nesta tarde realmente especial para os direitos infanto-juvenis. Ninguém melhor que vocês para defenderem os seus próprios direitos. Seja bem vindos, esta conferência é um espaço onde vocês podem expressar a sua cidadania garantida pelo ECA”, expressou.

Dico fez questão de ressaltar a função das conferências municipais, pontuando o fato de que diversas propostas votadas na última conferência dos direitos da criança e do adolescente, realizada em 2009, foram em sua maioria implantadas. “Esta conferência municipal é um momento em que podemos avaliar tudo o que conseguimos realizar e também aquilo que ainda podemos fazer de agora em diante. Depois da última conferência conquistamos avanços significativos a partir das metas que foram estabelecidas. Isso serve para respaldar ainda mais a participação da sociedade civil em nosso governo”, disse.

Como de praxe em todas as conferências houve a participação do coral Encanto composto por alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que fizeram uma apresentação musical e cênica bastante marcante. E ainda o talento musical de Matheus Luis de Almeida aluno do 2º ano da E.M. Geraldo Luis de Castro “Lalu”, momento marcado por grande emoção para os que estavam presentes no salão de eventos do CETUC.

Além da palestra com a conferencista Nicéa Aparecida Santos, a mesa redonda composta por representantes das Secretarias Municipais e do Conselho Tutelar, que apresentaram os trabalhos que desenvolvem voltados para os direitos das crianças e adolescentes do município, antecedeu os debates e deliberações que encerraram à tarde.

TAG's: Evento, debate, direitos, infantojuvenis