Entrega de medalha do mérito cultural

Publicado em: 4 de Novembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Acontece hoje, sexta-feira (04/11), a entrega da medalha do mérito multural “Professor Miguel Eugênio de Campos”. Neste ano a Congada da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário será a homenageada. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Cultura que acontece no sábado (05/11). Além da entrega da medalha, serão lançados dois selos comemorativos, criados por meio de uma parceria entre os Correios e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para celebrar o Cinqüentenário (50 anos) da Biblioteca Pública Municipal “Bueno de Rivera” e o Sesquicentenário (150 anos) da Emancipação Política e Administrativa de Santo Antônio do Monte.

A medalha “Professor Miguel Eugênio de Campos” foi criada pela AACEMM (Associação dos Amigos do Centro de Memória Municipal), em 2007, como forma de homenagear Miguel Eugênio de Campos personalidade histórica que, além de professor e músico, é considerado também o primeiro historiador do município. Ela é entregue todos os anos a uma pessoa ou entidade que seja destaque para a cultura do município de Santo Antônio do Monte. “A partir da indicação de várias pessoas da sociedade e de uma posterior votação, a Congada da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora foi escolhida para receber esta importante homenagem neste ano de 2011 por sua incansável dedicação religiosa que colori ainda mais nossa cultura”, explica Vilma Antônia da Silva, técnica superior em higienização e restauração de documentos da Secretaria Municipal de Cultura e turismo.

Com a aproximação do aniversário de 50 anos da Biblioteca Pública Municipal “Bueno de Rivera” e o Sesquicentenário de Emancipação Político e Administrativa de Santo Antônio do Monte, ambos comemorados em 2012, surgiu também a oportunidade de realizar a simbólica homenagem com o lançamento de dois selos comemorativos personalizados em parceria inédita com os Correios. “Estes são os primeiros selos que nós da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo estamos lançando. Serve para homenagear duas importantes datas, a criação de nossa biblioteca pública, que em 50 anos tem sido um dos principais suportes culturais de nosso município e também para celebrar os 150 anos de que Santo Antônio do Monte foi elevada ao status de vila e conquistou com isso a sua emancipação em 1862”, disse Vilma Antônia da Silva.

O evento contará com a participação da Congada da Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário e também com a presença do gerente da agência dos Correios de Santo Antônio do Monte Jeanderson Antônio do Aparecido Bernardes, e com a do gerente da Regional 10 dos Correios, situada em Divinópolis.

A cerimônia acontece no Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” (CETUC) a partir das 19:30, e será aberta a toda população.

TAG's: Entrega, medalha, mérito, cultural