Dia do Voluntariado no PETI

Publicado em: 29 de Agosto de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

As equipes da FIEMG/SENAI de Santo Antônio do Monte e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria Municipal de Assistência Social, se uniram sob o espírito de solidariedade, na realização do Dia V (Dia do Voluntariado). A iniciativa, que aconteceu na manhã deste domingo (28/08), na sede do PETI do bairro Nossa Senhora de Fátima, ofereceu aos alunos do programa diversas atividades recreativas. Mais de 80 crianças compareceram e se divertiram com jogos, oficinas de maquiagem, futebol, música, cama elástica e teatro (fotos).

O Dia V é promovido pela FIEMG/SENAI, e tem o objetivo de mobilizar a sociedade com o propósito de que pequenas ações podem gerar grandes resultados. Organizado em várias cidades do Estado de Minas Gerais, o Dia V é uma celebração da cidadania participativa. Neste ano, o evento aconteceu na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado.

A cada ano uma instituição é escolhida para receber os voluntários da FIEMG/SENAI. Neste ano, os contemplados foram os alunos do PETI, agraciados com uma manhã de domingo dedicada ao lazer. “As ações do Dia V estimulam a cidadania através do poder de ação que cada ser humano têm para transformar a realidade. É importante que partilhemos a responsabilidade de construirmos juntos, cada um de nós, mesmo que com pequenas ações, a sociedade justa e humana que todos desejamos. A cultura do voluntariado precisa ser incentivada no nosso país e a iniciativa da FIEMG/SENAI é uma importante inspiração para que novas ações solidárias ocorram diariamente. A nossa gestão é pautada por este ideal”, declarou o Vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Geraldo da Silva Dias (Dico).

Os sorrisos eram constantes nos rostos das crianças que tiveram uma manhã de domingo inesquecível no PETI. Para as meninas foram oferecidas oficinas de maquiagem e manicure. Os meninos se divertiram jogando futebol e jogos pedagógicos, como bingo, damas, dominó, entre outros. Além de cama elástica, mini-discoteca, oficinas de pintura e desenho. Mais de 10 voluntários da FIEMG/SENAI, foram os responsáveis por coordenar o evento, contando com a colaboração de toda a equipe do PETI.

Inúmeros prêmios foram distribuídos durante as atividades. Os materiais e brindes oferecidos nas oficinas são frutos de doações de várias empresas do município, conscientes da importância do voluntariado. “O Dia V é uma realização totalmente sem fins lucrativos e tem o diferencial de mobilizar diversos segmentos da sociedade na promoção de ações voluntárias. A FIEMG/SENAI recebeu o apoio de muitas empresas de nossa cidade, por meio de doações que possibilitaram a realização deste evento”, disse Carla Cardoso, umas das voluntárias.

Um dia de diversão especial mereceu também um lanche diferente do habitual. Assim, além do algodão doce, que foi distribuído durante toda a manhã, foi oferecido aos alunos um delicioso cachorro quente com refrigerante. Ao final, ensaiados pela equipe da FIEMG/SENAI, os alunos apresentaram uma peça de teatro educativa. Os presentes distribuídos logo após, proporcionaram ainda mais sorrisos de felicidade e solidariedade. Sentimentos registrados na memória destes pequenos cidadãos.

TAG's: Voluntariado, PETI