Desfile de 7 de setembro encanta Santo Antônio do Monte

Beleza, entrosamento e participação marcam as comemorações da Independência no município
Desfile de 7 de setembro encanta Santo Antônio do Monte Publicado em: 13 de Setembro de 2013. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

Para comemorar o Dia da Independência de nossa Pátria, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo evocou a importância e a força da juventude na construção da sociedade brasileira (fotos).  Segundo Márcia Bernardes, coordenadora do evento, o objetivo principal era que este despertasse na comunidade o sentimento cívico e o orgulho de ser brasileiro, um povo que luta no seu cotidiano para conquistar a verdadeira independência, construindo um país mais justo e solidário. Para tanto, buscou-se valorizar a força da juventude brasileira, os pilares e os valores que sustentam a sua formação na família e na sociedade bem como destacar diversos aspectos da atuação do jovem para a transformação social.

A comemoração cívica, que aconteceu na manhã do último sábado (07/09), iniciou-se no Paço Municipal Governador Eduardo Azeredo com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Santo Antônio do Monte, com a presença do Prefeito Dr. Wilmar de Oliveira Filho, Primeira Dama Iara Cardoso de Oliveira, Presidente da Câmara Vereador Luís Antônio Resende, Secretária de Educação Márcia Bernardes, Secretário de Cultura e Turismo Carlos Lúcio Gontijo, Juíza de Direito Dra. Lorena Teixeira Vaz Dias e Promotora Dra. Nádia Estela Ferreira Mateus, Tenente da Polícia Militar Harley Costa Barbosa entre outras autoridades e convidados.

Após o hasteamento, o Prefeito Municipal fez a abertura oficial do evento destacando que ao comemorar 191 anos de Independência, a Nação brasileira se esforça para buscar a equidade, a justiça social e o desenvolvimento pleno da cidadania e que esta luta merece ser comemorada. Deu-se então o início da Caminhada Cívica. O Tenente Harley e policiais militares do 3º Pelotão/107º Companhia do 7º Batalhão foram responsáveis pela condução das bandeiras. O desfile que seguiu pela Avenida JK, Rua Dr. Argemiro Itajubá, Praça Monsenhor Otaviano, Rua Bento Ferreira do Santos até a culminância na Praça de Eventos, teve a participação especial do Tiro de Guerra de Divinópolis, Sargento Paulo Dionísio Ferreira, Fanfarra Cônego Pedro Paulo Micchla e Fanfarra Escola Estadual São José dos Rosas, das escolas e instituições da cidade. Em todo o percurso a população que participou de forma ordeira, pacífica e alegre.

Durante o evento, o professor Fernando Gonçalves (Fernandinho) foi homenageado pelos 40 anos de dedicação à Fanfarra Cônego Pedro Paulo Micchla juntamente com o diretor da Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão que apóia integralmente esta importante instituição cultural. O Prefeito realizou a entrega para a ASCASAM de um veículo 0 KM  conquistado pela Secretaria de Meio Ambiente para a coleta seletiva.  A Administração também apresentou à população os novos veículos adquiridos em 2013 e a frota recuperada que estão dinamizando a prestação de serviços no município.

Em respeito às tradições e cultura local, o evento contou com a participação de grupos culturais de nossa terra. A Lira Monsenhor Otaviano abrilhantou a festividade com a apresentação do Hino Nacional na abertura do evento. O Grupo Seresta e Festa e a Escola de Música Avelino Batista Leite realizaram apresentação do Hino à Cidade e do poema "Sangue Montense" de Carlos Lúcio Gontijo com um belo arranjo musical.

Os organizadores do evento reconhecem e aplaudem a todas as escolas municipais, escolas estaduais e particulares, instituições civis, militares e religiosas e secretarias municipais que, de forma comprometida e responsável, aderiram à proposta apresentada e não mediram esforços para apresentar um desfile alegre, correto e, sobretudo, carregado de civismo e patriotismo. Agradecimentos especiais também à Silvana Bolina Santos, cujas ideias contribuíram para dar unidade e beleza aos diversos pelotões das escolas. Pelas ruas e praças ficou comprovado que através de nosso trabalho, nossas vivências, de nossa cultura, história e memória, vamos construir juntos a Nação que desejamos.

TAG's: Desfile, setembro, encanta, Santo, Antônio, Monte