Crianças do SCFV visitam a Aldeia dos Índios Pataxós em Itapecerica

Segundo Lara Dutra, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) o objetivo da viagem foi despertar os alunos, na Semana do Índio, para a riqueza cultural desse povo
Alunos do SCFV visitam aldeia indígena Publicado em: 23 de Abril de 2015. Última Atualização: 2 de Julho de 2015


Em comemoração ao Dia do Índio, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do município, antigo PETI, levou algumas crianças atendidas pelo projeto para visitar a Aldeia dos Índios Muã Mimatxi, da Tribo Pataxó, no município de Itapecerica-MG.

O passeio foi realizado no dia 17 de abril e teve como principal objetivo despertar todos os participantes para a importância do respeito à diversidade cultural. “Nosso propósito era proporcionar além de um dia de lazer, a conscientização sobre a riqueza da cultura desse povo, atentando nesse contexto para a forma como se relacionam com a natureza, como o outro, suas vivências e objetivos existenciais”, explicou a psicóloga Lara Camargo Dutra, coordenadora do projeto da Assistência Social.

Lara ainda enfatizou que buscaram através do passeio experimentar a igualdade, a sensibilidade e o respeito a um modo de vida muito diferente do nosso. “A experiência do novo, do diferente, do desconhecido promove tanto o desenvolvimento humano quanto o social”, disse.

De acordo com o depoimento de uma adolescente de 12 anos participante do SCFV, a visita foi muito proveitosa e educativa: "Neste passeio pude aprender várias coisas, não podemos maltratar a natureza e temos que ter grande respeito pelos índios, já que os brancos tiraram a terra que era deles. Foi muito divertido e pudemos aprender algumas palavras indígenas: Nhenhenhém: velho /Aram: sol / Chukakai: galinha," contou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 15 anos é um espaço de convivência, formação para a participação, cidadania e desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes. As intervenções do serviço são pautadas em experiência lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.




TAG's: Crianças, SCFV, visitam, Aldeia, Índios, Pataxós, Itapecerica

Inicial | Voltar
Link permanente: