CREAS promove capacitações

Eventos
Publicado em: 28 de Dezembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


Aconteceu na manhã de ontem, terça-feira (27/12), no Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” (CETUC), o evento de encerramento da série de cursos de capacitação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, promovida pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os cursos realizados entre os mêses de novembro e dezembro foram oferecidos para mais de 60 agentes de saúde do município, que no encerramento fizeram uma apresentação de duas peças teatrais que abordavam os temas estudados nas capacitações.
 

Ao todo 14 palestras foram ministradas por diversos profissionais, dentre eles psicólogos e assistentes sociais. Os palestrantes discursaram sobre vários assuntos dentre eles os direitos da criança e do adolescente, direitos da pessoa idosos, o uso de drogas, SUAS (Sistema Único de Assistência Social), linguagem de sinais para pessoas deficientes auditivas e entre outros. “A parceria que estabelecemos com a Secretaria de Saúde foi uma forma de divulgarmos o trabalho do CREAS capacitando as agentes de saúde a identificarem casos de violência doméstica, saberem o modo como proceder e quais programas e entidades recorrer. É um modo de criarmos uma rede entre saúde e a assistência social. A nossa intenção é que em breve ocorram novas capacitações como estas”, disse Luís Paulo Ribeiro coordenador do CREAS e um dos palestrantes.
 

Para Márcia Normandia Castro, enfermeira e referência técnica em educação permanente, as palestras serviram para elevar a qualidade do serviço prestado pelas agentes de saúde, trabalho que é realizado por elas com total dedicação e carinho, sendo um verdadeiro diferencial na área da saúde do município. “Os cursos foram de grande valia para as nossas agentes comunitárias de saúde e veio para enriquecer ainda mais o excelente trabalho que elas já realizam. A nossa cidade é privilegiada por contar com agentes de promoção da saúde como as que nós da equipe da Secretaria de Saúde possui hoje. Elas se dedicam de coração ao que fazem, coisa que geralmente não podemos perceber nas outras cidades quando participamos de cursos e treinamentos”, disse.
 

As peças teatrais apresentadas pelas agentes de saúde serviram para passar a limpo tudo o que foi absorvido durante as palestras. A primeira delas encenou uma situação de violência doméstica contra idosos e a atuação das agentes neste tipo de situação. Na segunda peça uma professora cobrava dos alunos conhecimentos a cerca dos direitos socioassistenciais, entidades e programas de atendimento como o CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e outros. O evento contou ainda com dinâmicas que propiciaram momentos de descontração a todos.
 


 




TAG's: CREAS, promove, capacitações

Inicial | Voltar
Link permanente: