Corpo de Bombeiros realiza vistoria para implantação de unidade em Santo Antônio do Monte

Prefeitura disponibiliza prédio e reforma da atual rodoviária. Comando decidirá se a implantação será de um Posto Avançado ou Pelotão
Publicado em: 20 de Outubro de 2017. Última Atualização: 20 de Outubro de 2017

Visando o acesso da população ao atendimento rápido e eficaz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Prefeitura de Santo Antônio do Monte avançou mais uma etapa para que o município receba uma unidade da corporação. O Vice-prefeito Luís Antônio Resende acompanhou uma equipe da Sessão de Engenharia e Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros chefiada pelo Subtenente Mauro Augusto de Araújo para uma vistoria no prédio do terminal rodoviário, nesta terça (17). “No primeiro contato com o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, nós apresentamos três opções de locais para a instalação. E desde o primeiro momento, o local mais apontado foi mesmo a atual rodoviária. No segundo contato, estivemos pessoalmente em Belo Horizonte para verificar a real possibilidade da vinda do Corpo de Bombeiros para o município”, explicou Luís ao salientar o empenho da Administração nesta conquista. “A prefeitura está disponibilizando todo o prédio da rodoviária, inclusive nossa intenção é construir uma rodoviária menor e também revitalizar a região do atual terminal”, disse.

Posto Avançado ou Pelotão

A vistoria realizada pela equipe nos dois andares resultará em um primeiro laudo sobre a estrutura do prédio e outro sobre a reforma necessária. “A partir deste relatório com os apontamentos se a edificação atende no sentido da engenharia, uma arquiteta da nossa equipe vai apontar as modificações. Depois encaminhamos para que o Comando Geral confirme a instalação do Corpo de Bombeiros no município”, declarou o Subtenente Mauro. Segundo ele, o Comando Geral também decidirá se a implantação será de um Posto Avançado (PA) ou Pelotão. “Após concluirmos a fase de análise se o imóvel comporta todas as necessidades que o Corpo de Bombeiros precisa, a primeira definição será se o município vai sediar um PA (Posto Avançado) ou um Pelotão. Isso diferencia muito as necessidades do imóvel. No PA, uma guarnição fica durante o dia e à noite ela pode continuar ou ser recolhida para um Pelotão próximo. O Pelotão tem um efetivo maior e também realiza o trabalho que chamamos de prevenção. O carro-chefe da corporação hoje é a prevenção assim como já foi o resgate. Onde a prevenção funciona dificilmente há acidentes”, destacou. Além da contrapartida da Prefeitura em oferecer o imóvel e a reforma total, a implantação e a definição do porte da unidade dependerão de critérios do Comando Geral como o efetivo disponível na corporação.

Avaliação prévia

Na avaliação prévia do Subtenente Mauro, a edificação da rodoviária a princípio poderia se adaptar tanto ao PA quanto ao Pelotão. “A estrutura em si é excelente, inclusive o conforto térmico e o pé direito bem alto”, disse. No encontro, também foi discutido um convênio para viabilizar o funcionamento da unidade, o que ocorrerá como etapa final. “Como fizemos com a vinda da Defensoria Pública, definiremos um plano de trabalho com as responsabilidades da Prefeitura para o custeio do funcionamento”, afirmou Luís. “O nosso interesse maior é a vinda do Pelotão, mas o mais importante é a presença do Corpo de Bombeiros aqui em Santo Antônio do Monte”, disse. O Prefeito Dinho do Braz que estava num compromisso em Belo Horizonte, acompanhou as informações sobre a vistoria por telefone. Estiveram presentes, a Presidente da Câmara Viviane Greco, o Secretário de Obras Dinho Góis, o Secretário de Meio Ambiente e Engenharia Flávio Neto, o Procurador Municipal Júnio Sousa e o Tenente da Polícia Militar Harley Barbosa.

TAG's: Corpo, Bombeiros, realiza, vistoria, para, implantação, unidade, Santo, Antônio, Monte