Conselheiras Tutelares

Posse
Publicado em: 15 de Julho de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015


No dia 30 de junho de 2011, o Prefeito Leo Camilo deu posse às novas conselheiras tutelares de Santo Antônio do Monte. A cerimônia, realizada no auditório do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro”, teve a presença da Juíza de Direito da comarca do município, Dra. Lorena Teixeira Vaz Dias; dos representantes da Câmara Municipal, o Presidente Martim Rodrigues dos Santos e os vereadores Hélio Felício e Geraldo Magela Góis; o Vice-prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico); e também com a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), entidade representativa responsável por organizar todo o processo eletivo do Conselho Tutelar, Soraia Silva.

O Conselho Tutelar é um órgão criado para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), composto por cinco conselheiros eleitos pela a população para um mandato de três anos, permitida uma recondução.

As conselheiras eleitas para o triênio 2011/2014, em pleito realizado no último dia 26 de Junho, foram: Vanessa Diânaf de Faria, Maria Aparecida Pinto Dias (segundo mandato), Maria José de Oliveira (segundo mandato), Camila Dias e Nirlanda dos Santos.

A apresentação do coral composto pelos alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) abriu a cerimônia. O Prefeito Leo Camilo, em sua fala, ressaltou a importância do Conselho Tutelar para a sociedade, garantindo com isso a segurança para as nossas crianças e adolescentes. “É com felicidade que vejo hoje o Conselho Tutelar de Santo Antônio do Monte, que tem como uma de suas principais atribuições, o encaminhamento a programas de acolhimento, contar com vários órgãos e programas, para realizar tais encaminhamentos, que foram criados em nossa gestão”, disse o Prefeito ao destacar a criação do PETI, do CRAS e do recém inaugurado CREAS.

Dra. Lorena Teixeira Vaz Dias parabenizou as conselheiras eleitas e se colocou a disposição para trabalhar em parceria com o Conselho Tutelar, ampliando com isso a sua atuação no município. A Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Soraia Silva, ao pronunciar o termo de posse das conselheiras, elogiou o trabalho da comissão organizadora do processo eletivo, que ocorreu de forma justa e sem qualquer transtorno. Elogiou o trabalho dos conselheiros que estavam deixando o cargo e fez votos para que as conselheiras realizem o trabalho de forma conjunta.

A conselheira Vanessa Diânaf de Faria, eleita com a maioria dos votos, aproveitou a oportunidade para falar em nome do Conselho Tutelar, firmando com isso o seu compromisso com a sociedade, de estar zelando de forma efetiva pelos direitos das crianças e adolescentes de nosso município.

Além do ato de posse, foi realizada a eleição da mesa diretora do Conselho Tutelar, que agora conta com Vanessa Diânaf como Presidente e Camila Dias como Secretária Executiva.




TAG's: Conselheiras, Tutelares

Inicial | Voltar
Link permanente: