Conheça o CREAS Samonte

Assist. Social
Publicado em: 11 de Agosto de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


Santo Antônio do Monte recebeu em janeiro deste ano, o seu primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.

A iniciativa do Governo Municipal 2009/2012 “Plantando Trabalho Implantando Futuro”, é resultado do amadurecimento das políticas sociais do município e do constante aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. “Desde o primeiro ano da nossa gestão, em 2005, implantamos inúmeros programas, além da estrutura de uma política social inédita até então no município, que garante ao cidadão o direito constitucional à assistência social”, avalia o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico).

Em sinergia com o Governo Federal, as políticas sociais implantadas em Santo Antônio do Monte, são dividias em dois módulos de atendimento. A Proteção Social Básica trabalha com a prevenção, fortalecendo os vínculos familiares e evitando situações de risco. A Proteção Social Especial acolhe casos de média e alta complexidade atendendo tanto à família quanto o individuo que tenham os seus direitos ameaçados ou violados.

Nesse sentido, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) oferta programas de atendimento para ambos os módulos.O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) é o responsável por trabalhar a Proteção Social Básica e o CREAS responsável pelo atendimento dos casos que se enquadram na Proteção Social Especial.

O CREAS é composto por uma equipe técnica especializada, apta a atender casos de violação de direitos contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e deficientes, através do atendimento e acompanhamento, que visa sempre restabelecer os vínculos familiares. Na equipe da unidade de Santo Antônio do Monte, estão o coordenador Luiz Paulo Ribeiro, a assistente social Fernanda Conceição e Silva, a psicóloga Helena Nogueira Lara, a Secretária Cláudia Helena Farnese, as educadoras sociais Maria Helena Melo Azevedo e Luciana das Dores Santos, a assessora jurídica Karina Bessa e as estagiárias de psicologia e serviço social Ana Raphaela Camargos e Silva e Eliana Augusta Melo (foto).

Entre os avanços sociais que Santo Antônio do Monte conquistou, estão as duas unidades do CRAS, localizadas nos Bairro São José e Dom Bosco, atuando como uma rede integrada de atenção socioassistencial. “Nós costumamos dizer que o trabalho do CREAS é diminuir o seu número de usuários, ou seja, diminuir casos de violação de direitos, enquanto que o do CRAS é aumentar o número de se seus usuários, o que significa mais pessoas sendo amparadas e recebendo um trabalho preventivo”, explica o coordenador Luís Paulo Ribeiro.

Projetos

O CREAS mantêm ainda uma estreita relação com as autoridades do município, que apresentam demandas de atendimento por meio de encaminhamentos diretos ou através de parcerias com a Polícia Civil e o Judiciário. Para maximizar a atuação, são desenvolvidos vários projetos, entre eles, o Projeto “Marias” (voltado para mulheres vítimas de violência doméstica, enquadradas na Lei Maira da Penha), o Projeto “Pra Pagar de Boa” (que acompanha adolescentes sentenciados a medida sócioeducativa) e o Projeto “Café com Libras” (dedicado a deficientes auditivos).

Com pouco mais de seis meses de atividades, a unidade do CREAS de Santo Antônio do Monte já consegue mensurar os resultados dos seus trabalhos, através de mais de 100 prontuários de atendimentos, seja de famílias ou indivíduos. “Vários dos adolescentes que cumpriram medida de prestação de serviços à comunidade, puderam refletir sobre os seus atos e consequentemente adotaram uma nova postura diante da sociedade. Muitos deles acabaram conseguindo emprego no mesmo lugar onde cumpriram a medida. Mulheres que sofriam violência doméstica superaram a situação de fragilidade em que viviam. Isso é prova que o trabalho do CREAS tem dado resultado”, comenta Luís Paulo Ribeiro.

Serviço

CREAS Samonte
Rua Américo Portela, 465, Centro.
Contato: (37) 3281-7324




TAG's: Conheça, CREAS, Samonte

Inicial | Voltar
Link permanente: