Conheça a nova Biblioteca

Cultura
Publicado em: 18 de Julho de 2011. Última Atualização: 2 de Julho de 2015



Com quase 50 anos de existência, a Biblioteca Pública Municipal “Bueno de Rivera” já funcionou em vários locais da cidade. Mas, apenas com a criação do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro”, a biblioteca mais tradicional do município enfim recebeu sua sede própria, adequadamente criada para abrigar seu acervo.

Para marcar a inauguração em novo endereço, que ocorreu dia 15 de novembro último, a biblioteca e a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo Federal, através do programa Mais Cultura, ampliou o acervo, disponibilizando 1.087 novos livros de vários gêneros: literatura, infanto-juvenil, artes, enciclopédias, dicionários, guias e revistas em quadrinhos.

Atualmente o acervo da biblioteca oferece aproximadamente 12 mil livros disponibilizados para pesquisa e empréstimo. Com a mudança de sede, a biblioteca deu início a um novo cadastro de usuários, que é gratuito e aberto a toda a população. Desde dezembro já são mais de 350 cadastrados. A biblioteca chega a receber até 10 usuários novos por dia. A média de empréstimos gira em torno de mais de 400 livros por mês.

Para a realização do cadastro que permite tanto o empréstimo de livros, quanto a pesquisa e também a utilização da sala de computadores com internet, é necessário comprovante de endereço, documento de identidade e foto 3x4. O empréstimo de livros compreende o período de sete dias, que o usuário poderá permanecer com o livro, permitido é claro renovação ou novo empréstimo.

Além do novo espaço, a biblioteca tem agora uma nova equipe composta pela bibliotecária Jane Cristina de Oliveira Araújo, que atua como coordenadora da biblioteca há vários anos, e ainda Breno Theotônio de Castro, Laura Morais Silva e Maria Camila da Costa. Além de todo o trabalho de coordenação e desenvolvimento das atividades, a equipe realiza também o trabalho de restauração dos livros mais antigos, que compõem o acervo.

A coordenadora Jane Araújo, diz que tem observado um numero crescente de usuários, resultado das de inúmeras iniciativas que movimentam a biblioteca. “Como forma de atrair a atenção do público, a biblioteca tem realizado frequentemente exposições que abordam vários temas. Já foram realizadas exposições sobre a Semana da Mulher, sobre o Dia do Livro, o escritor Monteiro Lobato, e a mais recente foi sobre a vida do poeta que dá nome a biblioteca, Bueno de Rivera”, explica ela.

A Biblioteca Pública Municipal “Bueno de Rivera” está aberta ao público, de segunda à sexta, de 08:00 às 17:00 horas.
Informações:

Centro Turístico e Cultural "João Robson de Castro"
Avenida Tancredo Neves
Contato: (37) 3281-7642




TAG's: Conheça, nova, Biblioteca

Inicial | Voltar
Link permanente: