Como fazer Carteira de Identidade em Santo Antônio do Monte

Emissão da 1ª e 2ª via do documento é um serviço oferecido pelo município desde outubro de 2013
Publicado em: 19 de Setembro de 2014. Última Atualização: 6 de Julho de 2015

A emissão das Carteiras de Identidade em Santo Antônio do Monte é um serviço oferecido ao cidadão, com regularidade, desde outubro do ano passado. A instalação do Posto de Identificação dentro da Delegacia da Polícia Civil foi possível graças a mais uma parceria da Prefeitura Municipal, que cedeu e custeou a qualificação da funcionária pública Roberta Silva como Identificadora. Como chefe do Posto de Identificação ela participou do curso ministrado na Academia de Policia Civil do Estado, em Belo Horizonte, pelo Instituto de Identificação de Minas Gerais em agosto e setembro de 2013. Desde então, todos os santoantonienses, tem condições de fazer o mais importante documento de identificação sem sair da cidade. A prestação do serviço também abrange os moradores da vizinha Pedra do Indaiá.

A emissão da primeira via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei 12.687 - sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff -, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de julho. O texto altera uma decisão da legislação anterior, formulada em 1983. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DAI) para a emissão da segunda via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada estado.

Para fazer a 1ª ou 2ª via do documento, o cidadão deve ir à Delegacia (Avenida Presidente Tancredo Neves, 194, centro), de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 11h30 e de 14h as 16h30, munido da seguinte documentação:

Para 1ª via - certidão de nascimento/casamento original e xerox, 2 fotos 3/4 recentes e iguais e comprovante de endereço.

Para 2°via - certidão de nascimento/casamento original e xerox, 2 fotos 3/4 recentes e iguais, comprovante de endereço e a taxa de segunda via paga. Esta taxa pode ser emitida no site da Policia Civil: www.pc.mg.gov.br

TAG's: Como, fazer, Carteira, Identidade, Santo, Antônio, Monte