Centro Cultural João Robson de Castro

Inauguração
Publicado em: 22 de Novembro de 2010. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

As comemorações dos 135 anos de emancipação político-administrativa de Santo Antônio do Monte entraram para a história da cidade, com o marco da inauguração do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro”. Principal obra pública voltada para a promoção de cultura, lazer e entretenimento da região centro-oeste de Minas Gerais, o Centro Turístico foi entregue à população pelo prefeito Leo Camilo, na última segunda-feira (15), com a presença de 11 prefeitos, do deputado federal Jaiminho Martins e dos deputados estaduais Tiago Ulisses e Fabiano Tolentino, além de diversas autoridades.

Acompanhado por João Hilarino de Castro e Niva Castro, pais do patrono João Robson de Castro, o prefeito Leo Camilo entronizou a foto do homenageado e destacou a escolha do nome de João Robson como forma de reverenciar sua memória e eternizar seu referencial de caráter, conduta e simplicidade para a juventude de Santo Antônio do Monte. Também foram descerradas as placas da Biblioteca Bueno de Rivera, Anfiteatro Dimas de Castro, Espaço Dione – Otaviano José Lacerda e Sala de Cinema Gerson da Silva.

Localizado na Avenida Tancredo Neves, o complexo cultural foi construído no espaço ao fundo do Centro de Memória Municipal “Dr. José de Magalhães Pinto” - CEMM, interligando os dois prédios e criando assim, uma grande área pública de lazer, cultura e turismo. São 968 metros quadrados distribuídos em 03 andares. Com arquitetura moderna, o prédio oferece espaço para ampla biblioteca e telecentro comunitário, anfiteatro com tecnologia multimídia, sala de cinema, cafeteria com cozinha industrial, hall para recepção de convidados, banheiros e galeria para exposições. A obra também foi adequada para portadores de deficiência física, com rampas de acesso e elevador privativo.

De acordo com o prefeito Leo Camilo, o complexo sediará agora um pólo cultural de importância regional. “No aniversário de 135 anos de Santo Antônio do Monte, nossa população ganhou o seu maior espaço democrático de lazer e cultura e a região ganhou também um dos mais completos pólos de fomento cultural”, afirmou o prefeito. Para marcar a data, dois grandes shows aconteceram na Praça de Eventos da Avenida Tancredo Neves. No domingo (14), a apresentação foi do cantor Vitor Hugo. Na segunda, após a grande inauguração do Centro Turístico e Cultural, a banda ícone do rock nacional Biquíni Cavadão subiu ao palco da Praça de Eventos que já estava lotada de famílias. “Estamos escrevendo um dos capítulos mais importantes do aspecto turístico e cultural da cidade, por isso o objetivo foi realizar uma grande festa para toda a população, que acatou o nosso convite e compareceu para comemorar conosco”, declarou o prefeito.

Clique no link abaixo a acompanhe a Agenda Cultural do mês de novembro.

TAG's: Centro, Cultural, João, Robson, Castro