CAPS realiza primeiro evento do Setembro Amarelo

Publicado em: 13 de Setembro de 2018. Última Atualização: 13 de Setembro de 2018

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Vida) realizou nessa quarta-feira, 12, a primeira ação do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. O evento “Segunda Mobilização de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”, foi feito no Centro de Turismo e Cultura (Cetuc), e aberto ao público. A gerente do Centro de Atenção, Marcia Oliveira Santos e Castro iniciou a apresentação, que teve também a participação de toda equipe do CAPS.

De acordo com o psicólogo do CAPS Vida, Washington Morais Costa, 55 pessoas participaram da ação; o tema de prevenção do suicídio foi abordado de forma aberta e interativa- participativa, e contou com diversos momentos de reflexão.

“Com a realização do evento, a equipe do CAPS Vida buscou abordar este tema sensível, que é o suicídio, de maneira lúdica, propiciando aos participantes momentos de reflexão e aprendizado que podem ser replicados e passados a diante no seu cotidiano. Nós acreditamos que prevenir é antecipar, é chegar antes”, destaca.

O psicólogo conta ainda, que no encerramento do evento foi realizada uma dinâmica, onde os participantes foram convidados a refletirem sobre a importância de estabelecer redes de comunicação entre as pessoas, de estabelecer também um senso de cuidado comunitário e de se conectar verdadeiramente ao outro. Estabelecer essas redes é uma condição essencial para amparar uma pessoa que está em intenso sofrimento e pensa em cometer suicídio.

“Nós abordamos a questão do sentimento de indecisão, comum ao suicida, que pensa em morrer mas deseja ser feliz como os outros. E também da falsa aparência de felicidade, muito comum em redes sociais, nos tempos atuais, e que pode mascarar sentimentos de sofrimento e angústia. Apesar de ser um tema delicado, é importante a população falar sobre ele, conhecê-lo, e participar das nossas ações”, reforça.

21/09/2018
Momento de lazer e Valorização da Vida
Local: Praça de Esportes
Somente usuários do CAPS VIDA

25/09/208
Arte na Praça: Ação de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio.
Local: Praça Monsenhor Otaviano
Aberto à toda população