CAPS I VIDA realiza Mostra Cultural e lança 4º edição de jornal informativo

Acesse aqui o link com o download do informativo CAPS EM AÇÃO
Publicado em: 23 de Janeiro de 2015. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I VIDA) da Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte lançou a quarta edição do jornal informativo CAPS EM AÇÃO desenvolvido durante as oficinas realizadas com os usuários do serviço e sob coordenação dos psicólogos Raquel Miranda Silva e Washington Morais Costa. Nesta edição, a publicação que está em circulação desde dezembro tem como tema central a Reabilitação Psicossocial. O lançamento ocorreu durante a 4º Mostra Cultural do CAPS, no auditório da Câmara de Vereadores, dia 22/12.

“O CAPS é um local onde eu me sinto muito bem, os pacientes se esforçam para melhorar e nós nos esforçamos para ajudar com uma equipe muito dedicada. Sinto que tenho uma oportunidade rara. As pessoas são muito equivocadas com relação à saúde mental, muita gente não quer ir para o CAPS, tem medo de conhecer o CAPS. Pois eu me sinto muito feliz no CAPS. Acho um ambiente super saudável, muito bom de passar o dia. As relações humanas são muito complexas e onde há gente há problemas e o CAPS é o lugar onde resolvemos os problemas”, declarou a psicóloga Márcia Santos, coordenadora do CAPS, durante a abertura do evento.

“O jornal CAPS EM AÇÃO é construído ao longo do ano, cada parte do jornal, cada folha, cada ilustração, tem um pouco de cada um de vocês usuários. Este é um jornal construído de uma forma social, quase socialista. Tudo é decidido de forma muito democrática e nada é colocado sem a anuência de todos. Desde a pauta até as imagens escolhidas. Esta edição tem além da temática da reabilitação psicossocial, o tema do natal. Temos também os textos da Tânia, que sempre são o atrativo principal do jornal, mas desta vez também temos uma sessão especial de fotos que a Irene fotografou. A cada edição estamos evoluindo mais e este jornal é a nossa voz na comunidade e vamos nos fazer ouvir cada vez mais”, disse o psicólogo Washington Morais Costa. “Este jornal tem um pouquinho de cada um de nós e de tudo o que fazemos. A gente caminha sempre junto”, acrescentou a psicóloga Raquel Miranda Silva.

A 4º Mostra Cultural reuniu produções artísticas dos usuários do CAPS como artesanato e sarau, além de uma novidade: a vídeoarte. “Durante a nossa oficina de teatro, gravamos um curta metragem que exibiremos em primeira mão neste lançamento”, explicou Washington. O curta é uma adaptação de "Um Conto de Natal" de Charles Dickens.

“Não tem como falarmos de reabilitação psicossocial sem falarmos de arte e de reforma psiquiátrica, de onde inclusive, o CAPS nasceu”, acrescentou.

O projeto Mostra Cultural do CAPS é o produto final de uma série de oficinas no âmbito da reabilitação psicossocial que contemplam variadas expressões artísticas e culturais, onde se busca um diálogo democrático e inclusivo entre usuários do CAPS e a comunidade. As oficinas são realizadas semanalmente na sede do próprio CAPS.

A Mostra também configura inúmeras oportunidades de ampliação do repertório cultural dos participantes. Além dos usuários, familiares e funcionários do CAPS participaram da Mostra recitando textos e poemas.

“Assim celebramos o fato de cada usuário do CAPS ser protagonista de sua própria existência. Seja no vídeo, seja na poesia, seja no desenho ou no artesanato, hoje vocês são as estrelas”, completou Washington.

“Acho sempre surpreendente a arte de vocês. Vocês sempre conseguem nos surpreender com o que vocês fazem, poesias, músicas, vídeos, teatros, artesanatos. O que tenho para dizer é que só a arte salva a gente. A vida é cheia de contratempos, as poesias da Tânia estão aí para reafirmar isso, mas com a própria poesia ela consegue reverter isso. Assim como com todo tipo de arte. Parabenizo a todos. Vocês são muito talentosos e isso quer dizer que a gente vai conseguir, a gente vai conseguir ficar bem e é através da arte”, disse Márcia Santos.

Antes do encerramento do evento, uma das usuárias do CAPS fez um agradecimento emocionado e emocionante. “Eu estou aqui em nome de todos os meus amigos para agradecer aos nossos psicólogos, enfermeiros e funcionários do CAPS que sempre estão ali fortes para nos escutar, nos ver chorar, sorrir e também nos abraçar. Eu queria dar um presente para cada um de vocês, mas como não posso, dou um pedacinho do meu coração para vocês”, declarou.

Os próximos eventos do CAPS I ViDA em Samonte, serão realizados durante as celebrações da Semana Nacional da Luta Antimanicomial, no mês de maio.

 

Clique aqui e faça o download da 4º edição do informativo CAPS EM AÇÃO (formato PDF).

 




TAG's: CAPS, VIDA, realiza, Mostra, Cultural, lança, informativo

Inicial | Voltar
Link permanente: