Brinquedoteca Móvel chega a Santo Antônio do Monte

Publicado em: 26 de Novembro de 2009. Última Atualização: 6 de Julho de 2015

Nesta sexta-feira (27), Servas e Governo de Minas entregam uma Brinquedoteca Móvel à Santa Casa de Misericórdia, em Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste do Estado. A Brinquedoteca, que tem projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas, visa contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes atendidas em hospitais públicos e filantrópicos.

O equipamento leve, doado pelo vice-presidente do Banco BMG, Márcio Alaor Araújo , por intermédio do Prefeito Municipal Leonardo Lacerda Camilo, é composto por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs, possui rodízios que facilitam o transporte para os diversos ambientes do hospital, com mesinhas de apoio para que a criança no leito possa brincar. O módulo, com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, é equipado também com TV, DVD e MP4." Essa estrutura irá auxiliar muito no trabalho realizado em Santo Antônio do Monte. Tenho certeza que de forma educativa e lúdica ele será um complemento ao excelente trabalho realizado pela equipe de profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte", disse o prefeito.

São quatro modelos ilustrados com animais da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. Os brinquedos foram escolhidos de acordo com a orientação de pedagogos e terapeutas. Para a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, a Brinquedoteca é muito mais que um brinquedo: ela faz parte do processo terapêutico, contribuindo para a recuperação da criança. “Estamos entregando as primeiras 120 Brinquedotecas e elas vão viajar por toda Minas Gerais, vão para hospitais do Triângulo, do Jequitinhonha, Sul e Norte do Estado”, afirma ela. E complementa: “É uma forma de dizer a crianças e adolescentes em tratamento de saúde e a seus familiares que nós nos importamos com elas”.

Creches e hospitais

A parceria do Governo de Minas com o Servas e empresas privadas já patrocinou outras duas versões de Brinquedoteca. A primeira foi lançada em 2004 e atendeu 468 creches em 129 municípios mineiros. Mais de 35 mil crianças com idade entre zero e seis anos foram beneficiadas com a entrega de kits de brinquedos e livros. O programa também capacitou 734 educadores infantis para utilizar o material distribuído em atividades pedagógicas.

A partir de 2007 começaram a ser instaladas cinco Brinquedotecas Hospitalares em Belo Horizonte. Foram beneficiados o Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), o Hospital Infantil João Paulo II, Hospital da Baleia e Santa Casa, que recebeu duas unidades.

As Brinquedotecas Hospitalares são diferentes da Brinquedoteca Móvel por se tratarem de estruturas fixas, projetadas e instaladas em espaços do próprio hospital. Para a nova fase, foram criados os módulos móveis que beneficiarão hospitais das redes Pro-Hosp e Fhemig.

Parceiros

A Ricardo Eletro doou todas as televisões de LCD que compõem as primeiras 120 Brinquedotecas Móveis produzidas. O empresário Ricardo Nunes, dono da rede, destaca a relevância do programa: "Eu fui procurado para vender as televisões. Mas o projeto inovador e sério me encantou. Eu quero agradecer por ajudar o programa", disse.

A Cemig doou 50 módulos a hospitais de todo o Estado. Também doaram Brinquedotecas: AeC, Alcance Engenharia e Construção, Andrade Valladares Engenharia e Construção, Associação das Voluntárias do Instituto Mário Penna, Banco BMG, BH Shopping, CCM Construtora, Conserva de Estradas, Consita, Construtora Asteca, Construtora Barbosa Mello, Construtora Cowan, Construtora Emccamp, Construtora Sagendra, Construtora Wanmix, DRB Construtora, Energisa, Engesolo Engenharia, Família Andrada, Família Mário Franco, Fidens Engenharia, Grupo Asamar, Grupo Bel, Grupo VDL, Grupo Zema, Hipolabor Farmacêutica, Infracon Engenharia E Comércio, Libe Construtora, Orteng Equipamentos e Sistemas, Patrus Transportes Urgentes, Rede Eletrosom, San Motors, Santa Bárbara Engenharia, Sesi, Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais – Sindmec, Supermercados Bahamas, Trip Linhas Aéreas.

Entrega de Brinquedoteca Móvel em Santo Antônio do Monte
Data: 27/11/2009
Local: Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte
Endereço: Rua Cel. José Luiz Gonçalves Sobrinho, 04 – Senhora de Fátima.

Informações do Site Agência Minas (www.agenciaminas.mg.gov.br)
Foto: Renato Cobucci – 28.11.2007 (http://www.brinquedoteca.servas.org.br)

TAG's: Brinquedoteca, Móvel, chega, Santo, Antônio, Monte