Balanço das ações da campanha "Dezembro Vermelho"

Mais de 400 testes gratuitos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis foram realizados
Prefeito Dinho do Braz participa das ações realizadas na Praça Monsenhor Otaviano, Centro da cidade. Publicado em: 25 de Janeiro de 2018. Última Atualização: 31 de Janeiro de 2018


A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte promoveu durante o mês de dezembro ações referentes à campanha Dezembro Vermelho, que marca a conscientização e a luta contra a epidemia de HIV/AIDS. As ações tiveram início no dia 05 de dezembro com a realização de uma blitz educativa na Escola Estadual Padre Paulo, com panfletagem e orientações para os jovens. A programação incluiu sensibilização de diversos públicos sobre a campanha, com distribuição de folhetos, preservativos, brindes e incentivo à realização do teste rápido, realizado de forma gratuita em pontos estratégicos da cidade. As Unidades de Saúde urbanas e rurais foram especialmente decoradas para a campanha e os profissionais também utilizaram o laço vermelho símbolo da ação.

 

Segundo Débora Rabelo Silva Duarte, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a avaliação da campanha é satisfatória. “O balanço que fazemos de campanhas como o Dezembro Vermelho é positivo, pois desperta para a importância do teste e desmistifica o medo de fazê-lo, além de trabalhar o combate ao preconceito causado pela desinformação”, ressalta.

 

Foram realizados aproximadamente 460 testes rápidos para HIV, 398 para Sífilis, 397 para Hepatite B e 395 para Hepatite C. Segundo a Secretaria de Saúde, foram diagnosticados 07 casos de Sífilis, 03 de HIV e 01 de Hepatite B. Os pacientes que apresentaram resultados positivos serão submetidos a exames  confirmatórios e, em caso de reafirmação do diagnóstico, serão encaminhados para tratamento com  médicos especialistas. A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte está oferecendo o suporte necessário a todos que precisarem de atendimento específico. Os testes rápidos continuam disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

 

Esta campanha teve o apoio do Sicoob Credimonte.

 

 




TAG's: Balanço, ações, campanha,

Inicial | Voltar
Link permanente: