A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte promoveu durante o mês de dezembro ações referentes à campanha Dezembro Vermelho, que marca a conscientização e a luta contra a epidemia de HIV/AIDS. As ações tiveram início no dia 05 de dezembro com a realização de uma blitz educativa na Escola Estadual Padre Paulo, com panfletagem e orientações para os jovens. A programação incluiu sensibilização de diversos públicos sobre a campanha, com distribuição de folhetos, preservativos, brindes e incentivo à realização do teste rápido, realizado de forma gratuita em pontos estratégicos da cidade. As Unidades de Saúde urbanas e rurais foram especialmente decoradas para a campanha e os profissionais também utilizaram o laço vermelho símbolo da ação.
Segundo Débora Rabelo Silva Duarte, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a avaliação da campanha é satisfatória. “O balanço que fazemos de campanhas como o Dezembro Vermelho é positivo, pois desperta para a importância do teste e desmistifica o medo de fazê-lo, além de trabalhar o combate ao preconceito causado pela desinformação”, ressalta.
Foram realizados aproximadamente 460 testes rápidos para HIV, 398 para Sífilis, 397 para Hepatite B e 395 para Hepatite C. Segundo a Secretaria de Saúde, foram diagnosticados 07 casos de Sífilis, 03 de HIV e 01 de Hepatite B. Os pacientes que apresentaram resultados positivos serão submetidos a exames confirmatórios e, em caso de reafirmação do diagnóstico, serão encaminhados para tratamento com médicos especialistas. A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte está oferecendo o suporte necessário a todos que precisarem de atendimento específico. Os testes rápidos continuam disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde durante todo o ano.
Esta campanha teve o apoio do Sicoob Credimonte.