Alunos retratam diversidade cultural

Educação
Publicado em: 28 de Setembro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


A Escola Municipal Geraldo Luís de Castro "Lalu" ofereceu aos alunos do 5º ano, na última sexta-feira (23/09), uma atividade diferenciada do habitual em sala de aula, onde eles puderam aprender sobre as diferentes culturas das cinco regiões do país, ao mesmo tempo em que também se divertiam. O Projeto Regiões do Brasil composto por diversos stands e encenações artísticas, que retratavam o povo brasileiro, foi desenvolvido pelos próprios alunos, e apresentado para toda a comunidade escolar.

A iniciativa desta realização foi da professora do 5º ano, Ivânia Morais, que buscava uma forma descontraída de ensinar aos alunos as diferenças culturais que existem nas 5 regiões que compõe o Brasil, um pais que tem como principal característica o fato de ser formado por inúmeras raças e culturas. Assim, a culinária, o artesanato e o folclore espalhados por todo o país ditaram a tônica do evento. “A proposta é oferecer aos alunos uma atividade que permita que eles desenvolvam diferentes aptidões de forma divertida sem perder de vista o cunho pedagógico. Consegui unir as disciplinas de história e geografia em uma só atividade”, disse a professora Ivânia Morais.

Os stands foram organizados e apresentados pelos alunos do 5º e traziam diversos objetos artesanais e comidas típicas que caracterizam as 5 regiões brasileiras. Muitas das peças artesanais foram feitas pelos pais dos alunos. Cada stand representava uma região do país. As apresentações artísticas, por sua, vez retratavam o folclore brasileiro e as tradicionais festas espalhadas pelo país inteiro como o reinado e o carnaval. Figuras míticas que compõe o imaginário brasileiro como o Saci-Pererê, a Vitória Regia, o Curupira, entre outros ganharam vida por meio dos alunos em quase duas horas de apresentação.

“O Brasil é um país que tem uma cultura extremamente vasta, que se espalha de norte a sul do país. O povo brasileiro é constituído por essa mistura que só faz crescer a beleza de nossa nação. A Secretaria Municipal de Educação está sempre incentivando as escolas da rede municipal a desenvolverem junto com os alunos atividades como esta, que acredito serem de grande valia para o aprendizado, funcionando como uma extensão da sala de aula. É uma prática pedagógica muito valida”, avalia a Secretária Municipal de Educação Arminda Elaine Gonçalves Cabral.

O Projeto Regiões do Brasil recebeu a visita da comunidade escolar e também dos pais e familiares dos alunos que foram prestigiar esta enriquecedora atividade.
 




TAG's: Alunos, retratam, diversidade, cultural

Inicial | Voltar
Link permanente: