Álbum sobre a cidade é lançado

Publicado em: 2 de Dezembro de 2010. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte lançou nesta terça (30), com as presenças do Prefeito Municipal Leo Camilo e da Secretária de Cultura e Turismo Dilma Moraes, o álbum de figurinhas “Um olhar atento sobre Santo Antônio do Monte”. O evento reuniu no Anfiteatro do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro”, professores, crianças, jovens e representantes da comunidade.

Sob a concepção, pesquisa e redação de Márcia Bernardes, o álbum é um dos produtos que resultaram do Inventário Cultural. Importante iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte, o Inventário procura mapear os bens culturais significativos do município e registrá-los em uma ficha detalhada. Dessa forma, o patrimônio cultural da cidade e do país são preservados através da memória, dos saberes e das tradições populares.

“Durante o Inventário Cultural foi produzido um rico acervo fotográfico que retrata o cotidiano e as manifestações culturais de Santo Antônio do Monte. Os bens fotografados foram apontados por moradores da cidade e da zona rural, através de conversas, entrevistas, visitas, sendo assim, referência da memória afetiva desses sujeitos. Dentre estas imagens foram selecionadas 32 para compor o álbum que contém ainda uma série de informações sobre o município” explica Márcia Bernardes.

A proposta é promover um exercício de reconstrução da história e cultura do povo santantoniense, através de uma releitura prazerosa e lúdica do próprio acervo que lhes confere identidade. Segundo Márcia Bernardes, isso permitirá a ampliação do conceito de patrimônio, bens culturais e memória da comunidade. “Editando figurinhas a serem colecionadas, estamos unindo o aspecto lúdico ao aspecto didático e informativo. Esse material será um suporte interessante para aulas de História e Geografia para alunos do Ensino Fundamental I”. O álbum será aplicado no 3º ano do Ensino Fundamental em 2011 e todos os alunos o receberão gratuitamente, assim como as figurinhas.

Ao lançar “Um olhar atento sobre Santo Antônio do Monte”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lança também um novo viés de estímulo e valorização dos indivíduos, da comunidade e de sua produção cultural. Durante o lançamento, a Secretária Dilma Moraes apresentou um balanço das ações realizadas pela Secretaria de Cultura em 2010 e o Prefeito Leo Camilo elogiou o modo como a população abraçou o Centro Turístico e Cultural, sempre prestigiando sua programação desde a inauguração. Dirigida por José Carneiro Cabral, a Mambembe Trup apresentou o espetáculo “De Tão, Tão Distante...”, encenado por alunos da Escola Estadual “Dr. Álvaro Brandão".

TAG's: Álbum, sobre, cidade, lançado