Agência municipal do SINE Sistema Nacional de Emprego é inaugurada

Trabalhadores não precisaram mais sair do município para receber serviços como o seguro desemprego
Publicado em: 26 de Abril de 2012. Última Atualização: 30 de Junho de 2015


A Prefeitura de Santo Antônio do Monte inaugurou na tarde de terça-feira (24/04), a agência municipal do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Anteriormente sediado anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social, o SINE agora dispõe de estrutura física e equipe especializada para atender com mais conforto e agilidade os trabalhadores do município e da região. Os serviços oferecidos incluem além do cadastro de vagas e encaminhamento para o mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, emissão de carteira de trabalho e postagem do seguro-desemprego.

A cerimônia foi aberta oficialmente com o descerramento do laço inaugural, realizado pelo Prefeito Leo Camilo, Vice-Prefeito Geraldo da Silva Dias (Dico), Presidente da Câmara Municipal Vereador Martim Rodrigues dos Santos, Secretário Adjunto de Trabalho e Emprego Hélio Rabelo, Superintendente de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego Lígia Lara e Coodenadora do SINE municipal Liliane Rosa Paulino.

Ao se pronunciar, o Vice-Prefeito Geraldo da Silva Dias (Dico) citou os diversos novos atendimentos que a nova unidade do SINE irá oferecer à população de Santo Antônio do Monte e relembrou o esforço realizado para a concretização desta conquista, participando de incontáveis reuniões com o Secretário de Estado de Trabalho e Emprego, o Deputado Carlos Pimenta. “Esta unidade do SINE que oferecerá todos os serviços do Sistema Nacional de Emprego, foi uma das metas que me comprometi a realizar enquanto Secretário de Assistência Social e também como cidadão, por entender a importância da geração de oportunidades e renda para a população. Estamos promovendo o equilíbrio social e contribuindo para uma sociedade mais organizada, justa e humana. Foi com esse objetivo em mente, que fui pessoalmente até o Secretário de Trabalho e Emprego Carlos Pimenta para solicitar mais esta conquista para o nosso município e para os nossos trabalhadores”, declarou.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Martim Rodrigues dos Santos parabenizou a iniciativa e empenho do Vice-Prefeito Dico e do Prefeito Leo Camilo, bem como o apoio do Secretário de Estado Carlos Pimenta. “Todos nós conhecemos o dito popular de que o trabalho dignifica o homem. Hoje, a inauguração da sede própria do SINE de Santo Antônio do Monte dignifica todos os trabalhadores do nosso município”, afirmou.

O Prefeito Leo Camilo falou sobre as ações que a administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social realiza em prol dos trabalhadores e produtores rurais do município, promovendo a geração de renda  e garantindo que Santo Antônio do Monte seja uma cidade livre do desemprego. “Com a inauguração da nossa unidade do SINE, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte estabelece uma política de grande eficiência para os trabalhadores do campo e da cidade. Entre muitas ações com esse objetivo, podemos citar a recente criação da Feira da Agricultura Familiar, que já é um sucesso. São iniciativas em benefício dos trabalhadores e que visam a valorização da família e da pessoa humana, de cada cidadão e cada cidadã de nosso município”, disse.

Representando o Secretário de Estado de Trabalho e Emprego Deputado Carlos Pimenta, o Secretário Adjunto Hélio Rabelo iniciou sua fala relembrando a passagem do dia Internacional da Mulher (8 de Março), a proximidade da celebração do Dia do Trabalhador (1º de Maio) e a importância da mulher para o mercado de trabalho, ressaltando o fato de várias mulheres estarem presentes na cerimônia de inauguração. Elogiou também a atuação do Vice-Prefeito Dico que mostrou total empenho e dedicação para colcoar Santo Antônio do Monte no seleto grupo de apenas 128 cidades em todo o Estado de Minas Gerais a possuir uma unidade de atendimento ao trabalhador do SINE. "Isso sim é uma administração cidadã, que pensa no povo. Vocês estão oferecendo mais qualidade de vida para a população de Santo Antônio do Monte", afirmou Rabelo.


Presenças

Acompanharam a solenidade: a Secretária Municipal de Saúde Cristiane Costa, a Secretária Municipal de Assistência Social Nicéa Aparecida Santos, o Secretário de Transportes Francisco Vicente de Sousa, o Diretor Regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego em Divinópolis Deusdete de Oliveira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata José Roberto Santos, o Tenente da Polícia Militar Afonso Alves da Silva, além de representantes de entidades de classe, empresariado e imprensa.

 

Conheça o SINE

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado no ano de 1975. O SINE é coordenado e supervisionado pelo Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Seu principal objetivo é realizar a inclusão social dos trabalhadores por meio de diversas ações que possibilitam a criação de postos de trabalho, geração de emprego e renda.

Para realização do objetivo ao qual se propõe, o SINE presta diversos serviços aos cidadãos. O principal deles é a intermediação da mão de obra. O SINE realiza tanto o cadastro de vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas quanto o cadastro de pessoas disponíveis para o mercado de trabalho. O trabalhador cadastrado é encaminhado junto com uma carta de recomendação feita pela equipe do SINE para a vaga compatível com o seu perfil, de acordo com as exigências feitas pelas empresas. Além disso, o SINE é responsável por fazer o encaminhamento para o recebimento do seguro desemprego, emissão da carteira de trabalho e a realização de cursos que qualificam profissionalmente os trabalhadores promovendo não apenas a inclusão ao mercado de trabalho, mas também inclusão social e digital, por meio de cursos de informática.

Em Santo Antônio do Monte, o SINE funcionava apenas como posto de atendimento para o serviço de cadastro de vagas e encaminhamento para o mercado de trabalho. Com a inauguração da sede própria, que apresenta uma ampla e moderna estrutura, equipada com computadores e com equipe especializada para realizar os atendimentos, o SINE municipal passa a oferecer para a população santoantoniense todos os serviços que as unidades de atendimento ao trabalhador oferecem em todo o Brasil.

Todos os dias novas vagas são disponibilizadas e divulgadas pela rádio Samonte FM (98,7) , sempre às 11:00 horas da manhã. Elas também podem ser conferidas na própria sede do SINE  e no site oficial da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

 

Serviço

SINE de Santo Antônio do Monte
Endereço: Praça Benedito Valadares (antigo prédio onde funcionava o posto do INSS).
Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00 horas, de segunda à quinta-feira e de 07:00 às 16:00 horas na sexta-feira.
Contato: (37) 3281-3772

 




TAG's: Agência, municipal, SINE, Sistema, Nacional, Emprego, inaugurada

Inicial | Voltar
Link permanente: