Administração Municipal recebe chaves da Casa Padrinho Vigário

Patrimônio histórico do município, o casarão foi adquirido oficialmente pela Prefeitura e abrigará ações culturais
Publicado em: 27 de Fevereiro de 2014. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

Uma missa presidida pelo pároco Adelzire nas escadarias do antigo casarão do Padrinho Vigário na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, celebrou os 86 anos de falecimento do querido sacerdote Monsenhor Otaviano José de Araújo. Logo em seguida, Ismael Costa, assessor de comunicação responsável pelo cerimonial apresentou um breve histótico sobre Monsenhor Otaviano e numa solenidade simples e rápida convidou os filhos do médico Dr. Otaviano José Greco Rodrigues, membros remanescentes da família de Padrinho Vigário, juntamente com Dona Zeli, zeladora do casarão por meio século, para a esperada entrega das chaves e da escritura do histórico imóvel ao prefeito Wilmar de Oliveira Filho.

Além da família Greco e de representantes da Administração Municipal estavam presentes o diácono Carlos, os ministros da Palavra e da Eucaristia, vereadores da Câmara Municipal e um enorme número de fiéis e devotos do Padrinho Vigário, considerado por muitos um verdadeiro santo.

Muitos milagres e graças alcançadas são atribuídas ao Padrinho Vigário. Na celebração, padre Adelzire usou paramentos pertencentes ao falecido sacerdote, inclusive o seu famoso chapéu, sobre o qual conta-se um de seus milagres.

Enaltecendo a organização e zêlo de Dona Zeli, Ilton Greco entregou ao prefeito uma caixa contendo todas as despesas da casa como contas de luz e água, rigorosamente organizadas ao longo dos anos pela zeladora.

Dr. Wilmar Filho, em um pronunciamento breve, falou de sua emoção em adquirir aquele imóvel, que já é tombado, sob o objetivo de incorporá-lo, definitivamente, ao patrimônio histórico do município, juntando-se a outros imóveis também comprados nas suas outras gestões como o prédio da estação ferroviária, o casarão Magalhães Pinto e a Pedreira. “Vocês acham que podemos abrir mão da Dona Zeli, que é outro patrimônio desta casa?”, perguntou o prefeito ao público, que respondeu com aplausos. Wilmar Filho convidou Dona Zeli para continuar como guardiã do quarto do Padrinho Vigário.

"Com toda a certeza, a rica história do Padrinho Vigário, construída no transcorrer de seus 50 anos como pároco de Santo Antônio do Monte, não poderia deixar de ser preservada, através da compra do casarão em que viveu, onde se encontra o seu quarto, com roupas pessoais, retratos e todo o mobiliário, que guardam a sua memória e o seu calor de homem de fé e vida devotada à pregação da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo a seus amados paroquianos", disse o agente cultural Fernando Gonçalves em sua página semanal no Jornal Gazeta Montense.

Dr. Wilmar Filho agradeceu a toda a família do Dr. Otaviano pela sessão do patrimônio por um valor simbólico, bem abaixo do preço de mercado, enfatizando que essa era uma clara demonstração de respeito para com a história de nossa terra. Ao final do evento, enquanto a Lira Monsenhor Otaviano apresentava um variado repertório, a Casa do Padrinho Vigário foi aberta a visitação pública.

TAG's: Administração, Municipal, recebe, chaves, Casa, Padrinho, Vigário