3ª Conferência de Combate às Drogas

Publicado em: 31 de Outubro de 2011. Última Atualização: 30 de Junho de 2015

“Ações Intersetoriais e Gestão da Rede” esse foi o tema da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Santo Antônio do Monte realizada na última quinta-feira (27/10), no Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” (CETUC). O combate às drogas articula-se por meio de uma rede integrada que busca mobilizar os diversos seguimentos da sociedade a estarem atentos aos malefícios do álcool e outras drogas. A proposta desta conferência foi debater a atuação da rede de atendimento ao dependente químico e elaborar propostas de aprimoramentos desta política.

A conferência foi aberta pela apresentação artística do coral Encanto, composto por alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Na mesa de honra o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias, o Dico, representou o Prefeito Leo Camilo que se encontrava em viagem oficial. Em mensagem enviada à conferência o Prefeito expressou o seu contentamento em reconhecimento a efetiva atuação do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas). “Tenho a certeza que a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de nosso município trará muito frutos devido ao alto nível de engajamento por parte deste atuante conselho. Aproveito a ocasião para reafirmar o meu compromisso com todos a aqui presentes, de não medir esforços, até o último dia de nossa gestão, na busca de recursos e de políticas que venham melhorar ainda mais a nossa rede de combate às drogas, esse mal que infelizmente ataca famílias em todas as cidades do país”, dizia a mensagem do Prefeito Leo Camilo.

Dico elogiou a atuação do conselho municipal, que tem sido um dos principais instrumentos de auxilio aos dependentes químicos do município, atuando de forma conjunta com a Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, cujos internos estavam presentes no evento. “Esta conferência é um momento muito especial para a política antidrogas do município, que vem sendo implementada durante toda a nossa gestão. Graças a atuação do COMAD a Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis vêm aprimorando a cada dia os seus serviços, que são de grande importância para a nossa cidade e região”, informou o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social Geraldo da Silva Dias (Dico).

Alessandro Souza Silva, atual presidente do COMAD, atuando no conselho como representante da classe farmacêutica há 5 anos, falou sobre o orgulho de participar do conselho municipal, vê-lo crescer e torna-se referência, se destacando e tendo sua atuação reconhecida em âmbito estadual. “Tenho certeza que estamos prestes a vivenciar uma tarde muito proveitosa de debates e deliberações que servirá de forma marcante para o alinhamento das políticas públicas sobre drogas em âmbito municipal, que é a proposta do Estado. É o momento de celebrarmos a efetiva atuação do COMAD e de refletirmos sobre a nossa rede de atuação contra as drogas: como ela atua, os serviços que oferece e suas competências no tratamento e prevenção do uso de álcool e outras drogas”, disse o farmacêutico e Presidente do COMAD Alessandro Souza Silva.

Para fomentar os debates a conferência contou com as palestras da psicóloga Maria de Lourdes Batista que é coordenadora do RICOMAD (Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas) e da mestranda em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora Rhaisa Gontijo Soares.

O COMAD por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social foi o responsável pela organização e coordenação desta terceira edição da Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Ele é hoje um dos conselhos municipais mais atuantes de todo o Estado de Minas Gerais, é um dos poucos que contam com sala própria para atendimentos. A sala do COMAD comemora neste mês dois anos de existência, sempre oferecendo auxílio e informação aos dependentes químicos e seus familiares. No encerramento o psicólogo e escritor Anderson Cristiano Costa fez uma apresentação em homenagem a esta data especial.

TAG's: Conferência, Combate, Drogas