10ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne grande público no CETUC

Publicado em: 18 de Julho de 2017. Última Atualização: 24 de Julho de 2017

Realizada na última quinta-feira, dia 13, a 10ª Conferência Municipal de Assistência social, cujo tema foi "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS", reuniu diversos segmentos da população santoantoniense no Centro Turístico e Cultural João Robson de Castro. Foi um momento de discussão, avaliação e criação de propostas para melhoria da política de assistência social do município bem como fortalecimento do Sistema único de Assistência Social.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Na abertura, uma belíssima apresentação da Cia. de Dança Silvana Bolina Santos foi presenciada pelo público. Após, foi proferida palestra pela presidente da Associação Brasileira dos Psicólogos no SUAS Carla Ribeiro, mestre em Ciências da Informação e atualmente analista de políticas públicas e psicóloga da Prefeitura Municipal  de Belo Horizonte.

“As desigualdades existem desde o descobrimento do Brasil, porém cresce o número de vulneráveis devido a atual situação do país. Dados recentes mostram que após a crise de 1980 o percentual de pobres aumentou. A constituição de 1988 alavancou as conquistas de direitos sociais tais como a seguridade social, cofinanciamento Federal e Estadual com os municípios", destacou.

Foi apresentada a pirâmide social referente ao censo de 2010, também sobre o aumento significativo de 50% para 80% de famílias dependentes de recursos não contributivos (Benefício de Prestação Continuada/ BPC).

O evento teve grande adesão do público participante, com representantes de usuários da Política de Assistência Social, de esfera governamental e do 3º setor. Após análise das avaliações respondidas, percebeu-se um feedback positivo sobre o que foi discutido durante a conferência.

TAG's: Conferência, Municipal, Assistência, Social, Santo, Antônio, Monte, 2017