1º Campeonato de Skate em Samonte

Publicado em: 19 de Outubro de 2011. Última Atualização: 8 de Julho de 2015

No último final de semana Santo Antônio do Monte se transformou na cidade do Skate. O motivo foi a realização do 1º Campeonato de Skate na Pista no município. O evento foi uma parceria do Governo Municipal 2009/2012 por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com o renomado skatista Jorge Negretti. Programado para acontecer na Praça de Eventos Dimas de Oliveira, na tarde de sábado (15/10) e durante todo o domingo (16/10), o campeonato foi transferido para o Poliesportivo “Joaquim Batista de Oliveira”, no bairro São José, devido à chuva.

Mais de 60 competidores, que vieram de diversas cidades vizinhas como Divinópolis, Nova Serrana, Arcos, Formiga e Belo Horizonte, participaram do campeonato. Santo Antônio do Monte também foi representada. A cidade conta hoje com diversos praticantes desse esporte. Apesar de não haver nada formalizado, eles se agrupam sob o nome de Equipe de Skate de Santo Antônio do Monte. Eles têm participado de diversos campeonatos pela região, inclusive recebem apoio do Governo Municipal 2009/2012 por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que custeia as suas viagens. “O objetivo da realização deste campeonato é divulgar a prática deste esporte no município. É também uma forma de promover um lazer diferenciado que fuja da rotina. Com isso conseguimos despertar o interesse de novos adeptos. Nossa cidade conta hoje com um grande número de jovens praticantes desse esporte”, disse Samara Borges Lauriano, diretora de esportes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O evento teve início com a apresentação de Jorge Negretti realizando diversas manobras, características do estilo que o fez famoso. Quem compareceu na tarde de sábado a Praça Dimas de Oliveira pode presenciar a atuação de um skatista profissional, realizando números incríveis como pular sobre ate sete pessoas enfileiradas e sobre um carro.

O campeonato foi divido em três categorias: mirim, iniciantes e amadores. Os competidores brindaram a todos os presentes com diversas manobras, voado sob as rampas montadas na quadra do poliesportivo. O evento foi comando por Jorge Negretti. Merece destaque a participação dos produtores do site 12mm, especializado em skate, que gravaram o “Ligação Direta”, onde um competidor é desafiado por telefone, por algum amigo que se encontra em outro local, a realizar uma manobra especifica. O vídeo poderá ser conferido em breve pelo site www.12mm.com.br.

“Vejo a iniciativa da Prefeitura de Santo Antônio do Monte como uma forma de incentivar os jovens a prática do skate, mostrando que existe um lugar apropriado para se realizar esse esporte, que é a pista. Assim o Campeonato de Skate na Pista, que organizamos em parceria, serve para tornar essa atividade esportiva cada vez mais segura”, avalia o skatista Jorge Negretti.

As ações do Governo Municipal 2009/2012 no combate as drogas encontram no esporte uma de suas principais ferramentas. O Campeonato de Skate realizado no município serve para reforçar ainda mais estas ações, já que o skate exige bastante fisicamente de seu praticante. Jorge Negretti busca sempre conscientizar aos jovens sobre o uso das drogas. “O skate é um esporte que agrega diversos valores como o equilíbrio, por exemplo, exigindo atenção e coordenação motora. Quem usa drogas não consegue praticar esse esporte. As drogas vão contra a natureza de qualquer esporte, principalmente do skate que é considerado um esporte radical”, alerta Jorge Negretti.

TAG's: Campeonato, Skate, Samonte